Monday, July 9, 2007

teiJournal: Online and print journals through XML, by Martin Holmes and Karin Armstrong

Thursday, July 12, 2007
1:45 PM - 2:45 PM in SFUHC Canfor Policy Room

Abstract





Há diferentes sistemas para publicação de periódicos, muitos excelentes e com bom suporte, como o OJS. Porém, esses sistemas dão pouco suporte à própria publicação: a criação de pdf e html é, por exemplo, muitas vezes manual; as marcas não são semânticas; a separação por conteúdo e estilo não é fácil; há limites nos mecanismos de procura e limitações para reedição ou para a adição de novos formatos. Desde 2005, foram desenvolvidos os seguintes projetos utilizando o TEI XML:

  1. ACH/ALLC2005 Conference
  2. Scandinavian Canadian Journal
  3. Early Modern English Studies Archives

O XML apresenta vantagens que foram destacadas: longevidade e possibilidade de transformação; separação por assuntos que facilita os sistemas de procura; flexibilidade; pesquisa e análise textual, permitindo, por exemplo, cruzamento de citações.

Sua aplicação é simples e segue o modelo:


O projeto se justifica pelo fato de que devem surgir novos formatos no futuro e o uso do XML facilitaria a migração dos dados e a construção de arquivos, assim como pelo fato de que operações de editoria são facilitadas. Com o uso desse tipo de ferramente seria possível, por exemplo, montar antologias para uso didático, o que seria uma ferramenta útil para o trabalho de e com docentes. A parte mais difícil de todo o desenvolvimento é a criação de programas que possibilitem a montagem da página.

No comments: